• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 by Duxi Studio. Proudly created with Wix.com

Entendendo a tip (gorjeta) americana

18.02.2018

 

 

 

Hoje vou falar sobre um dos assuntos mais polêmicos e que geram mais duvidas entre os turistas brasileiros, as famosas gorjetas ou tips.

No Brasil geralmente os restaurantes incluem no valor final da conta 10% referente ao serviço, que em alguns casos (raros), quando o atendimento deixa muito a desejar, o cliente pede para ser retirado da conta. Porém, tirando o caso dos restaurantes, brasileiros não tem como habito dar gorjetas para o taxista, faxineira e etc... 

 

Ja aqui nos Estados Unidos, as coisas funcionam de maneira um pouco (ou bem) diferente. Por exemplo, garçons aqui ganham muito pouco por hora então podemos considerar que maior parte do salário deles vem das tips. Dar gorjeta aqui nos EUA é algo meio que automático, como dizer por favor ou obrigado. 

 

Geralmente os valores sugeridos para Tip são 10% (que geralmente é dado quando o atendimento é ruim) 15% quando o atendimento é satisfatório, 18% quando é muito bom e 20% quando é excelente. Geralmente eu dou entre 18% e 20% porque foram raras as vezes em que fui mau atendida em algum restaurante por aqui. Obviamente que existem casos mais extremos onde o atendimento é tão ruim que o cliente opta por não dar a gorjeta e nesses casos, ok também! Mas tenham em mente, que em alguns restaurantes, o fato de determinado garçom não receber um gorjeta pode acabar resultando em uma advertência (pois eles entendem que o cliente foi mau atendido) ou até mesmo demissão (se for recorrente, claro!). 

 

Sei que para os brasileiros, por questões culturais, ainda é um pouco difícil entender essa questão até porque, certamente pensam: Se estou pagando a diária de um hotel que inclui arrumação  ou pagando a corrida do taxi, porque ainda preciso dar a gorjeta? No inicio, confesso que eu também não entendia e ficava meio inconformada com a situação, mas depois de um tempo vira realmente algo automático como dizer por favor ou obrigada. 

 

Mas quanto devo dar de gorjeta?

 

Restaurantes: Entre 10% a 20% conforme expliquei acima

Cabeleireiros/Manicures: Algo em torno de 10% a 15%

Manobristas: $2 a $3

Camareiras: $2 a $3

Taxi: Entre 10% e 20% dependendo do atendimento do motorista

Carregador de Malas: $2 a $3 ou mais se você considerar o atendimento muito bom e quiser agradar

 

Como dar as tips? 

 

Outra grande duvida é na hora de preencher a notinha do restaurante então vou explicar brevemente porque é bem simples e ilustrar com uma imagem.

 

1- Os garçons te entregaram a conta geralmente com o valor da refeição

2- Se voce for pagar com dinheiro, coloque aquele valor + o valor da Tip e avise que não precisa de troco.

3- Caso va pagar com cartão, após o pagamento eles te trarão uma guia para assinar com o valor total da refeição, um espaço em branco escrito Tip que você devera escolher o percentual que ira dar e preencher com o montante e no outro espaço de total, você devera preencher com o valor da soma da refeição + valor da Tip. 

4- eles entregaram 2 papeis, uma guia é sua e a outra você entrega para o garçom.

 

 

 

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma duvida, envie um email para nossoconcierge@gmail.com

 

 

Siga também nossas Redes Sociais!

www.facebook.com/thefloridaconcierge

www.instagram.com/

www.thefloridaconcierge.tumblr.com

www.pinterest.com/thefloridaconcierge

www.twitter.com/tf_concierge

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now